quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ILUSTRAÇAO x DESENHO ARTISTICO




ILUSTRAÇAO x DESENHO ARTISTICO

É comum pensar que ilustração e desenho artístico são a mesma coisa, principalmente devido a semelhança de linguagem, tanto por sua forma expressiva quanto por uso de técnicas e métodos similares. Porêm, é necessário atenção, pois apesar das semelhanças, a ilustração e o desenho distingue principalmente por seus objetivos ou finalidades. É o que veremos a seguir.

O desenho artístico é um meio visual que tem como escopo, de acordo com a maioria dos especialistas, uma forma de expressão com caráter pessoal e particular, ou seja, manifestação da perspectiva intuitiva do artista e a principio sem uma primeira intenção ¨comercial ou econômica¨.
Seu modo de produção parte do interior das experiências e valores do artista e é externalizado por meio das diversas técnicas e instrumentos que o desenho artístico disponibiliza; grafite, creiom , pastel seco, bico de pena, gravuras, aquarela, digital, etc,.

A Ilustração é uma arte com fins práticos e como meio tem a função de atender uma comunicação publica ou privada, seja ela, institucional ou comercial. Voltada para a necessidade de mercado ou marketing pode resultar em: agregar valor ao produto, comunicar identidade corporativa, criar identidade visual, e diversas outras necessidades, que envolvem um produto ou serviço, a empresa e seu publico . Podemos ver ilustração em embalagens de diversos produtos num mercado qualquer, na moda no caso de estampas para vestuarios, adesivos, etc,. A ilustração como linguagem, tem um carater criativo e eficaz, pode potencializar a comunicação visual e é adaptavel a diversos publicos e midias, por exemplo, encontramos ilustrações nos livros infantil, livros didaticos dos diversos níveis de ensino,em revistas, cartazes, outdoor , informativos , jornais, web, e outras mídias.

Veja um exemplo:
Abaixo tem um desenho que a principio , fiz sem ter uma intenção de vender ou aplicar em algum projeto de comunicação visual, no entanto, um amigo se interessou pela arte e solicitou para ser utilizado num cartaz de um evento de quadrinhos. Nesse momento o desenho passou a ser utilizado para atender a nessecidade de comunicação desse meu amigo, tornando-se assim, uma ilustração.


Desenho


Ilustração


Apesar das diferenças, a base da ilustração e de todas as artes visuais é o desenho. Assim quem pretende atuar nas artes visuais, estudar desenho pode ser um bom inicio.

Até o proxima!!!
Marcio Ferreri.

0 Comments: